Tocantins apresenta trabalhos do GT Gestão Escolar do Consed

No Tocantins 45 mil alunos estão sendo beneficiados com as formações de professores.

18/08/2017

| Atualizado em

18/08/2017

300

Tocantins apresenta trabalhos do GT Gestão Escolar do Consed

A secretária ao lado da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna 

Belo Horizonte, MG - A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, participa, em Belo Horizonte – MG, da III Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). O evento, realizado entre esta quinta-feira, 17 e sexta-feira, 18, conta com a presença de secretários de educação de todos os estados e do Distrito Federal e tem como objetivo discutir a Base Nacional Comum e a implementação da Reforma do Ensino Médio.

Durante a reunião, estão sendo avaliados, ainda, os produtos dos grupos de trabalho promovidos pelo Consed, que, além dos temas já citados, discutem Formação Continuada de Professores, Gestão Escolar, Avaliação da Educação Básica e Tecnologia e Inovação. Ao lado do secretário de Estado de Educação e Esporte do Acre, Marco Antônio Brandão Lopes, a secretária tocantinense coordena o Grupo de Trabalho de Gestão Escolar do Conselho.

Segundo a secretária, o encontro realizado pelo Consed é importante para promover o diálogo entre os gestores estaduais de educação, ao mesmo tempo em que dissemina boas iniciativas voltadas para o desenvolvimento da educação pública no País. “Cada Estado possui uma experiência interessante e esse compartilhamento de experiências faz com que possamos construir políticas públicas cada vez melhores quando se trata de gestão escolar”, disse.

A abertura da reunião foi realizada nesta quinta-feira, 17, seguida de duas palestras cujos temas foram Guia de Implementação da BNCC e Competências Socioemocionais na Educação. Já no período da tarde foram realizadas as devolutivas dos Grupos de Trabalho do Consed e atividades com os secretários presentes.

Neste contexto, como representante do referido GT, a secretária Wanessa Sechim destacou o trabalho realizado pelo grupo que trata da gestão das escolas públicas brasileiras. De acordo com a gestora, o objetivo do GT é realizar um diagnóstico de modelo de estrutura organizacional da gestão escolar em todos os Estados, identificar os modelos de gestão e disseminar as boas práticas na gestão escolar.

“O Consed já possui um banco de dados importante do Prêmio Gestão Escolar (PGE) que são muitas experiências e boas práticas que já foram premiadas em todos os Estados, tanto nas redes estaduais, como municipais”, completou Wanessa Sechim.

Conforme a gestora da Seduc do Tocantins, o objetivo do GT de Gestão Escolar é entregar ao Consed três produtos frutos do trabalho realizado pelos secretários. “O primeiro é o diagnóstico de modelo de estrutura organizacional da gestão escolar; o segundo é um documento que vai mapear os módulos de gestão praticados em todas as secretarias estaduais de Educação do Brasil e o terceiro é disseminar as boas práticas de gestão e gerar um insumo para cursos de formação para diretores das escolas e revitalizar o Progestão, uma vez que estamos em um outro momento histórico da educação e da gestão escolar”, destacou.

IAS

Ainda durante o primeiro dia de reuniões do Consed, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, destacou em sua palestra, os programas educacionais promovidos pela instituição em parceria com os Estados. No Tocantins, 45 mil alunos estão sendo beneficiados com as formações de professores, metodologia e material didático do programa. No mês de agosto, o Governo do Estado está entregando os livros didáticos aos alunos que participam dos programas Acelera Brasil, Circuito Campeão e Se Liga.