Escola pública realiza feira de hortaliças em Palmas

O trabalho realizado na ETI Almirante Tamandaré é resultado do Projeto Roça

02/09/2017

| Atualizado em

06/09/2017

276

Escola pública realiza feira de hortaliças em Palmas

 

Palmas, TO - A Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132, inaugurada pela Prefeitura de Palmas no último mês de junho e com início das aulas em 1º de agosto, já está promovendo feiras de hortaliças com o excedente da produção. Aberta aos pais e para a comunidade a feira foi na tarde desta última quinta-feira, 31.
A Natilia Cardoso Ferreira, foi conferir e conhecer a nova escola que sua filha Thayla Eduarda, estuda. “Ela me fez o convite com a propaganda das hortaliças orgânicas produzidas na escola dela. Fico tranquila de saber que minha filha está vivenciando, além do pedagógico, a conscientização sobre manejo e produção de alimentos, e o que é alimento recomendado para a saúde, que são os legumes, verduras e hortaliças sem o uso de agrotóxicos”, relata a mãe.
O trabalho realizado na ETI Almirante Tamandaré é resultado do Projeto Roça nas Escolas, implantado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e desenvolvido em toda a rede de ensino de Palmas. A ideia é de empreendedorismo social, os alunos como agentes de construção da sua própria produção.
Empolgado em estudar em uma nova escola, após um mês de aulas, Hiraclito Botelho, 13 anos, convidou seus pais para conhecerem as novidades e o diferencial da Almirante Tamandaré. “Mostrei para eles, os dois tanques de bag fish para cultivo de peixes, pois, estou ansioso pelo crescimento dos filhotes, e também fiz uma demonstração do ensino trilíngue que, além do português tem o inglês e espanhol”, conta o estudante.
Os pais do aluno Hiraclito fizeram questão de prestigiar o filho na feira orgânica da escola. “Além de trabalhar o empreendedorismo, ensina o manejo sem agrotóxico, e mostra para as crianças o sacrifício de plantar, zelar e colher. O que eu percebo em casa é que meu filho está bastante entusiasmado”, confessa a mãe Juliana Melo Toscano.
No final, foram comercializados 65 pés de alface para a comunidade e pais de alunos.


Sobre a escola
Inaugurada no dia 27 de junho, a ETI Almirante Tamandaré é resultado da parceria de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura de Palmas e Marinha do Brasil, por meio da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), que juntos estão administrando a mais nova unidade escolar da Capital.
A ETI Almirante Tamandaré tem em sua proposta pedagógica, com suas salas de aula personalizadas com adesivos nos fundos, contando parte da Literatura, História e Geografia do Brasil, além de dizeres e frases em 3 idiomas - inglês, espanhol e português - para desenvolver valores e princípios para as crianças.
A nova escola conta com tecnologia e projetos inovadores. Destaque para o sistema de captação de água pluvial, para aproveitamento na limpeza e irrigação do seu paisagismo. Também já foi instalado 160 placas de captação de energia na escola, o que poderá gerar uma economia de aproximadamente R$ 5 mil por mês.
Foi adotado a Educação Trilíngue, para o ensino da prática dos idiomas inglês e espanhol como um dos grandes diferenciais dos conteúdos curriculares ofertados.