Americanos fazem parceria com o Brasil para promover compras

Por meio do GPI, a USTDA apoiará os objetivos do Brasil de fazer investimentos eficientes em infraestrutura sustentável

12/12/2017

| Atualizado em

13/12/2017

674

Americanos fazem parceria com o Brasil para promover compras

Miami, FL - A Agência de Comércio e Desenvolvimento dos EUA (USTDA) assinou hoje um Memorando de Entendimento com o governo brasileiro lançando uma parceria no âmbito da Iniciativa Global de Compras: Entendendo o Melhor Valor (GPI – em inglês). Com esse acordo, a USTDA firma uma parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão do Brasil para promover as melhores práticas internacionais em compras públicas e a profissionalização em longo prazo da força de trabalho brasileira da área de compras governamentais.

Para dar início à parceria, a USTDA realizará um workshop de três dias, proporcionando a mais de 80 funcionários do governo brasileiro acesso aos principais especialistas em compras públicas, sendo um deles do Programa de Legislação sobre Compras Governamentais da Universidade George Washington, além de outros especialistas das áreas de energia, transporte e compras no setor de TI. O workshop também contará com sessões sobre parcerias público-privadas e treinamento intensivo em análise de custos ao longo do ciclo de vida.

“Estamos muito satisfeitos em fazer essa parceria com o Brasil por meio da Iniciativa Global de Compras”, disse Thomas R. Hardy, diretor da USTDA para Assuntos Congressuais e Públicos. "Essa parceria estimula o extenso trabalho do Ministério do Planejamento na promoção da transparência e da boa governança, com o objetivo geral de obter o melhor valor para os recursos públicos brasileiros, ao mesmo tempo em que, amplia o campo de fornecedores de soluções”.

“Considerando nosso objetivo comum, de adquirir bens e serviços de forma eficiente e eficaz, fico feliz com o lançamento do programa GPI e o suporte a outra parceria fundamental entre os EUA e o Brasil”, disse o encarregado de negócios William W. Popp.

Por meio do GPI, a USTDA apoiará os objetivos do Brasil de fazer investimentos eficientes em infraestrutura sustentável, avançando ao mesmo tempo a missão do GPI de nivelar as condições para a concorrência internacional. A parceria terá como base a já existente colaboração entre a USTDA e o governo brasileiro com o objetivo de identificar soluções de alta qualidade para fazer avançar suas metas de desenvolvimento de infraestrutura.

Após o workshop desta semana, a USTDA convidará um grupo de funcionários seniores brasileiros a visitar os EUA no início de 2018, a fim de compartilhar melhores práticas e lições aprendidas com os sistemas de compras federais, estaduais e municipais dos EUA. Essa visita será seguida de um segundo workshop no Brasil voltado para funcionários brasileiros da área de compras nos âmbitos estadual e municipal.