8 Billion Trees assina acordo para recuperar floresta no PA

Os executivos americanos visitaram áreas de quilombolas em Moju (PA) e conheceram projetos modelos de replicação de exemplos nativos.

08/06/2019

| Atualizado em

21/06/2019

805

8 Billion Trees assina acordo para recuperar floresta no PA

 

Moju, PA (Fernando Hessel | Editor) - O acordo de cooperação foi assinado na tarde desta sexta-feira (07) na sede do Ideflores-Bio em Belém do Pará. Firmaram o compromisso de investimentos a presidente do instituto do Governo do Pará - Karla Bengtson e Jon Chambers - CEO da empresa americana 8 Billion Trees International.

O investimento tem como objetivo atender os projetos de reflorestamento em áreas modificadas em diversas regiões do estado. Serão aportados cerca de cinco mil dólares mensais no período de 12 meses; com a possibilidade de renovação e incremento a partir da divulgação destas ações no Brasil e no exterior.

O mesmo modelo de acordo foi realizado nesta semana com o Governo do Tocantins; que vai recuperar áreas no Parque Estadual do Cantão na divisa do sudeste do Pará. “Nós aprendemos muito nesta incursão de hoje em Moju (PA) a importância do envolvimento da comunidade de quilombolas que vive na floresta que auxiliam nas questões de proteção, sobrevivência e recuperação da floresta original. Temos certeza que o Ideflores-Bio aplicará de maneira muito eficiente estes recursos internacionais. A nossa única contra-partida será que a floresta seja recuperada e preservada.” afirma Mr. Chambers.

Após a assinatura deste acordo a presidente do Ideflor-Bio ressaltou a importância desta parceria e comemorou. “Com certeza é um valor significativo. Afinal de contas isso será destinado a produção de 300 mil mudas; e isso mudará atitudes, comportamento e acima de tudo desenvolver uma qualidade de vida melhor para agricultor comunitário que tanto precisa.” ressaltou Karla Bengtson presidente do Ideflor-Bio.

A comunidade remanescente de quilombola de Conceição do Iguarapé de Mirindeua (PA) se tornou um exemplo de projeto nacional de recuperação de mata com o uso conjugado de processo agro-florestal.

Os moradores da região desenvolvem o cultivo de alimentos em hortas familiares que geram recursos para a auto-subsistência; e consequentemente dão condições sociais para a recuperação e proteção da floresta amazônica.

A equipe da 8 Billion Trees International retornará ao Pará a cada trimestre para acompanhar a evolução e aplicação dos recursos financeiros deste acordo. A missão da norte-americana contou com a presenção de Patty Ascher-Lewis - executiva para Projetos Especiais e nora do humorista americano Jerry Lewis (in memorian); e o empresário e jornalista brasileiro Fernando Hessel.