Trump sofre revés de própria ação contra Green Card

A queda de receita por essa suspensão de 60 dias na emissão do documento; tornou o órgão deficitário nos EUA

Fernando Hessel - Washington, DC

23/05/2020

| Atualizado em

22/05/2020

842

Trump sofre revés de própria ação contra Green Card

Leonardo Freitas - CEO da Hayman-Woodward durante entrevista ao portal America24h nos EUA

 

Washington, DC - Uma queda vertiginosa de pedidos de Green Card, cidadania e outros programas ameaçou a solvência da agência federal que administra o sistema legal de imigração do país, obrigando a buscar um pedido de US $ 1,2 bilhão ao Congresso americano.

O Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), que depende das taxas cobradas pelos candidatos para financiar suas operações, disse que pode ficar sem dinheiro porque a pandemia do coronavírus resultou em muito menos pessoas solicitando vistos e outros benefícios.

“Devido à pandemia de Covid-19, os EUA sofreram uma queda drástica na receita ”, disse um porta-voz da agência, observando que seus recebimentos podem despencar mais de 60% até o final do atual ano fiscal, que termina em 30 de setembro.

Sem a injeção de US $ 1,2 bilhão do Congresso, a agência será incapaz de financiar suas operações em questão de meses gerando uma profunda crise imigratória ao governo.

Para Leonardo Freitas da Hayman-Woodward a assinatura desta suspensão executiva de 60 dias para a emissão de Green Card foi uma atitude impensada do presidente americano Donald Trump.
"Inúmeros pleitos estão em análise internamente no USCIS; e mesmo assim não impediu que a agência sofresse esta frustração de receita. O problema é que o número de novas petições caíram vertiginosamente. Nós já esperávamos um desempenho negativo dessa magnitude após a assinatura do 'Executive Order'. É por isso que nesse momento; qualquer movimento tanto na iniciativa privada quando no setor público, as ações administrativas devem ser feitas com bastante cautela e sem paixões eleitorais." afirma Freitas ex-funcionário do Governo Americano e atual CEO da Hayman-Woodward se referindo as eleições americanas.

Para Leonardo Freitas, esse desempenho financeiro negativo da agência federal poderá forçar o presidente Trump a antecipar a retomada das emissões de novos documentos aos imigrantes que queiram viver e investir no país; e assim desonerar a máquina pública diante dessa necessidade de injetar recursos públicos na USCIS.