Olimpíadas 2021: Japão quer jogos "a qualquer custo"

Em entrevista coletiva, Ministra das Olimpíadas do Japão, Seiko Hashimoto, disse que jogos devem ser mantidos, apesar da pandemia

Elaine Dotto - Miami, FL

08/09/2020

| Atualizado em

08/09/2020

305

Olimpíadas 2021: Japão quer jogos "a qualquer custo"


Tóquio, JP - Em entrevista coletiva, a ministra das Olimpíadas do Japão, Seiko Hashimoto disse que os Jogos deveriam ser realizados para o benefício dos atletas, independentemente dos desafios colocados pela nova pandemia de coronavírus. O governo japonês e o Comitê Olímpico Internacional tomaram a decisão sem precedentes em março de adiar os Jogos, originalmente programados para começar em julho, até 2021 por causa do vírus.

“Todos os envolvidos com os Jogos estão trabalhando juntos para se preparar, e os atletas também estão fazendo um esforço considerável para o próximo ano”, disse Hashimoto. “Acho que temos que manter os Jogos a qualquer custo”, acrescentou ela.

A Ministra falou ainda que pretende concentrar todos os esforços em medidas contra o coronavírus. Autoridades do governo japonês, do governo local de Tóquio e do comitê organizador dos Jogos Olímpicos se reuniram pela primeira vez na semana passada para desenvolver medidas para combater o coronavírus nos Jogos.

Em uma entrevista à Reuters em julho, o CEO da Tokyo 2020, Toshiro Muto, disse que os organizadores estavam se preparando para sediar os Jogos no próximo ano, mesmo que a pandemia global de coronavírus não tenha diminuído substancialmente.

Os organizadores estão analisando mais de 200 propostas sobre a melhor forma de lidar com o vírus, incluindo a flexibilização das restrições de viagem para atletas estrangeiros, medidas antivírus na Vila dos Atletas e como lidar com os espectadores.

Durante coletiva de imprensa na terça-feira, o porta-voz do Tokyo 2020, Masa Takaya, não foi tão otimista quanto Hashimoto sobre os Jogos do próximo ano, mas disse que as coisas estavam indo na direção certa. "Os organizadores foram encorajados pelo sucesso dos eventos esportivos em todo o mundo nos últimos meses e pela possibilidade de mais torcedores entrarem nos estádios para os jogos de beisebol e futebol japoneses. Este foi um grande incentivo para os membros da equipe de Tóquio 2020”, disse Takaya. “Sentimos que é mais um passo em direção ... onde podemos ver os esportes em ação em nossa sociedade", completou.

(Fonte: Reuters)

(Foto: Courtesy Tokyo 2020)