Nova Onda de Covid-19 alarma o mundo

As ações dos EUA tiveram seu pior dia em mais de sete semanas, devido ao aumento de casos de covid-19 registrados e impasse político para ajuda econômica

Elaine Dotto - Miami, FL

26/10/2020

| Atualizado em

26/10/2020

1078

Nova Onda de Covid-19 alarma o mundo

Miami, FL - Estados Unidos, Rússia, França e muitos outros países estão estabelecendo recordes de infecções por coronavírus à medida que uma onda de casos atinge partes do Hemisfério Norte, forçando alguns países a impor novas restrições.
A escuridão pesou sobre os mercados financeiros globais na segunda-feira, com o aumento das infecções turvando as perspectivas econômicas. As ações dos EUA tiveram seu pior dia em mais de sete semanas, devido ao golpe duplo de casos de coronavírus registrados e um impasse político nas negociações para fornecer mais ajuda econômica.

A notícia de que uma vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford e AstraZeneca produziu respostas imunológicas em idosos e jovens ofereceu algumas notícias positivas à medida que o outono se transforma em inverno nos países do norte e mais pessoas se socializam em ambientes fechados. Mas o secretário de Saúde britânico, Matt Hancock, alertou que a vacina não estaria amplamente disponível até o próximo ano e disse: “Ainda não chegamos lá”.

Qualquer vacina enfrenta obstáculos científicos e de relações públicas. Pesquisas mostraram que apenas cerca de metade dos americanos receberia a vacinação COVID-19 devido a preocupações com segurança, eficácia e processo de aprovação. Nos Estados Unidos, o número de pacientes hospitalizados com COVID-19 está em um pico de dois meses, sobrecarregando os sistemas de saúde em alguns estados. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrentando uma dura batalha pela reeleição em 3 de novembro, atacou novamente com relatos de que o coronavírus está aumentando.

Ele repetiu sua alegação infundada de que os casos de COVID-19 estão aumentando porque há mais testes, uma afirmação não suportada por dados e que foi rejeitada por especialistas em saúde.“Casos porque nós TESTAMOS, TESTAMOS, TESTAMOS. É uma conspiração da mídia da Fake News. Muitos jovens se curam muito rápido. 99,9%. Conspiração da mídia corrupta em todos os tempos ”, disse Trump em um post no Twitter. O número de novos casos de COVID-19 nos Estados Unidos na semana passada aumentou 24%, enquanto o número de testes realizados aumentou 5,5%, de acordo com uma análise da Reuters. 

LOCKDOWN LIGHT

Na Europa, o quadro era implacavelmente sombrio, com uma série de países relatando aumentos recorde, liderados pela França, que registrou mais de 50 mil casos diários pela primeira vez no domingo, enquanto o continente ultrapassou o limite de 250 mil mortes. 
A França pode até experimentar 100 mil novas infecções por dia, disse o professor Jean-François Delfraissy, que chefia um conselho que assessora o governo, à rádio RTL.

Os governos estão desesperados para evitar os bloqueios que controlaram a doença no início do ano, à custa do fechamento de suas economias inteiras. Mas o aumento constante de novos casos forçou muitos na Europa a restringir as restrições. “Estamos enfrentando meses muito, muito difíceis pela frente”, disse a chanceler alemã, Angela Merkel, em uma reunião de líderes de seu partido democrata-cristão, segundo o jornal Bild. Ela planeja uma “lockdown light” que terá como foco o fechamento de bares, restaurantes e eventos públicos, disse o jornal.

Já o governo espanhol enfrentou uma reação contra seus planos de instaurar estado de emergência por 6 meses no país com um dos piores picos de COVID-19 da Europa.  Os partidos de oposição disseram que seis meses é muito tempo, os epidemiologistas disseram que pode ser um pouco tarde demais e alguns cidadãos recusaram os toques de recolher noturnos.

A contagem diária da Rússia de novas infecções por COVID-19 atingiu um recorde de 17.347 na segunda-feira, quando o Kremlin alertou que a pandemia estava começando a ter um impacto maior fora de Moscou. Em agosto, a Rússia se tornou o primeiro país a conceder aprovação regulatória para uma vacina contra COVID-19 após menos de dois meses de testes em humanos, levantando sobrancelhas entre cientistas céticos no Ocidente. Os reguladores aprovaram uma segunda vacina no início deste mês. Com 1,5 milhão de infecções, o país com cerca de 145 milhões de habitantes registrou a quarta maior carga de casos de COVID-19 do mundo - depois dos Estados Unidos, Índia e Brasil.

A Itália, país mais atingido nos estágios iniciais da crise em março, impôs novas restrições, ordenando que restaurantes e bares fechassem a partir das 18h, fechando cinemas e academias e impondo toques de recolher em várias regiões.

Mais de 43 milhões de pessoas foram infectadas pelo coronavírus em todo o mundo e 1,15 milhões morreram, de acordo com uma contagem da Reuters. Os Estados Unidos têm o maior número de mortes e infecções.

(Fonte: Reuters)

(Foto: AlenaPaulus | Credit: Getty Images/iStockphoto)